terça-feira, 15 de junho de 2010

História da Capricho

• A CAPRICHO foi criada no dia 18/06/1952 pelo fundador da Editora Abril, o Sr. Victor Civita. Ela foi a primeira revista feminina do Brasil e da Editora Abril.

1952 - era uma revista quinzenal, de formato pequeno, com fotonovelas, na época chamadas “Cinenovela”. Além da cinenovela, a revista apresentava histórias de amor desenhadas em quadrinhos.

Novembro de 52 - numa decisão pessoal, Victor Civita aumenta o formato da revista, passando a editá-la mensalmente. Aparecem também outros tópicos como moda, beleza, comportamento, contos e variedades.

1956 - CAPRICHO rompe a barreira dos 500.000 exemplares por edição, a maior tiragem de uma revista na América Latina, até então.

Agosto/70 - A revista passa a ser impressa quinzenalmente, com a mesma linha editorial.

Maio/82 - A revista sofre grande mudança editorial, muda o formato, o logotipo e a periodicidade (voltando a ser mensal). As fotonovelas passam a circular como encarte e a revista passa a dar prioridade a moda, beleza e comportamento, ao gosto de seu novo público (jovens de 15 a 29)

Agosto/82 - A revista deixa de publicar fotonovelas, firmando sua nova linha editorial.

Junho/85 - Culminando o trabalho que se iniciou em maio de 82, a revista adota o slogan “A Revista da Gatinha”, e acrescenta um “MIAU” ao logotipo CAPRICHO. Sua leitora são adolescentes de 15 a 22 anos.

Outubro/89 - CAPRICHO passa por novas modificações, desde a parte gráfica até em seu público. A revista passa a ser feita para uma leitora adolescente de 12 e 19 anos.

Março/96 - Volta a ser publicada quizenalmente. Sua tiragem são de 250.000 exemplares por edição.

Janeiro/97 - Nova direção da revista. O público alvo são adolescentes, do sexo feminino, com idade entre 12 e 16 anos.

Agosto/99 - Muda a direção da revista, que passa a ampliar seu público alvo. Agora são meninas que estão vivendo a adolescência, independente da idade.

Julho/06 - CAPRICHO passa por uma importante reforma gráfica e editorial. A idéia é torná-la uma revista mais moderna (abrindo espaço para arte jovem e ampliando o leque de ilustradores-colaboradores) e resgatar alguns valores próprios da plataforma revista, como o prazer tátil e visual (daí a opção por um projeto gráfico com cara de "feito à mão"). O novo projeto também prevê mudança anual da linguagem gráfica da revista.

CAPRICHO é a revista que entende e respeita as idéias e valores da adolescente. Tudo o que faz a menina chegar a uma opinião mostrando com clareza os assuntos do universo dela. Para a gente, seriedade não é sinônimo de mau humor. Na revista, ela encontra matérias sobre a intimidade dos famosos, comportamento, moda, relacionamentos e outras informações importantes como: programação de shows, eventos e um guia de compras com preços e endereços.

O ponto forte que a diferencia da concorrência é a sua periodicidade quinzenal, reduzindo o período de tempo entre a revista ser feita e chegar às mãos da consumidora – deixando-a mais atual – um veículo mais vivo que acompanha o ritmo de suas leitoras. Ela é finalizada três dias antes de estar nas bancas.

A Capricho tem como objetivo de mercado continuar sendo a melhor revista para adolescentes. Sua missão é informar, entreter, formar e conectar a maior comunidade de garotas com estilo e atitude do país.


# e qndo EU foor Dona da CH , ela vai seer BÉÉM MELHOR *----* (NÃOÉPRARIR)

2 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk' eu não ri...mais quando tu disse NÃOÉPRARIR eu bolei de rir! :D

Laryssa Thais disse...

#RUM seei \= HAUSHAUS *--*